Caminhões híbridos, sustentabilidade no transporte, e tecnologia de combustível alternativo são temas de destaque na Fenatran 2024, o maior evento latino-americano para transporte rodoviário e logística, realizado de 4 a 8 de novembro no SP Expo. A feira expõe o progresso dos caminhões elétricos, híbridos e movidos a biocombustíveis como alternativas ao diesel. No entanto, muitos desses modelos ainda estão em fase experimental.

A Volkswagen Caminhões apresentou o Meteor Hybrid, um caminhão híbrido que combina um motor a diesel com um eixo elétrico auxiliar, oferecendo uma redução de até 90% nas emissões de CO₂ quando usado com HVO, um diesel verde renovável. Outro modelo inovador é o Constellation 26.280, movido a biometano, que passará por testes no Brasil em 2025. Essas iniciativas ilustram o potencial do futuro dos caminhões híbridos para reduzir o impacto ambiental.

A Volvo explora biocombustíveis com o FH B100 Flex, um caminhão que roda tanto com diesel convencional quanto com biodiesel, diminuindo as emissões de carbono em até 90%. Atualmente, 80 unidades já operam no Brasil, mas com restrição a frotistas que produzem seu próprio biodiesel.

A Mercedes-Benz também está avançando com seus modelos elétricos eActros 600, oferecendo uma autonomia próxima ao diesel. A marca sueca Volvo trabalha em colaboração com o governo brasileiro para viabilizar uma rede de recarga, essencial para o avanço dos caminhões elétricos no Brasil. Estes investimentos estão alinhados às metas globais de redução de CO₂, com o objetivo de neutralidade em 2040.
Jefferson Ferrarez, vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil, destacou a edição da Fenatran como um marco importante para a empresa, que já em 2025 iniciará testes com empresas como Coca-Cola Femsa e Braspress, reforçando o compromisso com a sustentabilidade no transporte rodoviário.

A Scania também aposta no elétrico, com o modelo 30 G 4×2, que será produzido na Europa em 2025 e lançado em 2026. Equipado com baterias de 416 kWh, esse semipesado oferece até 250 km de autonomia.

A Cummins, por sua vez, apresentou o motor X15L, projetado para aceitar diesel, gás natural e hidrogênio, sinalizando o caminho para um futuro de motores multicombustíveis. Além disso, a empresa promove o etanol como combustível sustentável, com emissões significativamente menores em comparação ao diesel.